DONATIVOS

cst

Por que motivo é razoável apoiar financeiramente o Colégio do Ramalhão?

O Colégio do Ramalhão é um colégio privado que está a ser gerido pela APECEF que é também uma instituição de solidariedade social (IPSS). Como se coadunam estes dois aspetos?

Se existem escolas públicas, não será o apoio a escolas privadas um desperdício de fundos que poderiam ser investidos para responder a necessidades mais prementes?

“O grande problema da sociedade é, antes de mais, educar os jovens” – Este é o mote que orienta o desafio educativo que se vive quotidianamente no Ramalhão.

A origem da APECEF, entidade gestora do Colégio, está ligada precisamente à constatação que é urgente uma revolução educativa. Decisiva para a constituição da APECEF é a intuição de que a diversidade da comunidade educativa é um bem imprescindível, tendo assumido o compromisso estatutário de receber pelo menos 10% de alunos em regime de bolsa de estudo.

Para isso, é preciso que a escola tenha uma identidade bem definida, com uma proposta clara e pessoas concretas que respondam por ela.

O Colégio do Ramalhão pretende manter as propinas que permitam que qualquer família média possa frequentar uma escola de excelência. As mensalidades pagas pelas famílias sustentam o funcionamento corrente da escola. Deste modo, o Colégio precisa de fundos para:

– desenvolver a excelência do seu currículo

– apostar na qualidade dos professores

– promover a manutenção de instalações adaptadas a alunos com deficiência

– permitir a frequência dos alunos bolseiros