CULTURA

cst

“Cultura do Ramalhão” tem como objetivo fomentar nos alunos a curiosidade, o aprofundamento e o rigor no estudo de determinados assuntos, procurando fazer nascer o respeito e a admiração por quem – entre eles – teve a coragem de se comprometer com o projeto que, sendo de participação livre, causa impacto pela riqueza que traz a todos.

No âmbito da “Cultura do Ramalhão” existem três tipos de competição:

– Concurso “Grandes Personalidades”: que possibilita aos alunos do 3.º Ciclo um conhecimento do mundo e da experiência humana, através de homens e mulheres ligados às mais diversas áreas que, pelas suas vidas tenham correspondido às exigências de Verdade, Beleza, Justiça e Liberdade presentes no coração humano.

No decorrer do concurso, os alunos estudam uma personalidade escolhida por si e, depois de várias etapas (entrevistas com os Professores organizadores, apresentação de biografias e de cartazes para exposição), apresentam uma campanha eleitoral, tendo em vista a votação de toda a comunidade escolar na personalidade melhor defendida, seguida de um debate público final, moderado por dois jornalistas.

– Feira da Ciência: é um acontecimento que nasce do espanto de cada aluno pelo mundo físico e natural, em suma, por tudo o que o rodeia.

Resulta de uma observação cuidada, de um olhar atento e limpo da realidade, que revela uma pergunta. Segue-se uma investigação séria, acompanhada por um professor. Tem por base o método científico.

Começa nas férias, decorre na escola, em casa ou numa instituição de investigação científica. Culmina com uma grande mostra de trabalhos no laboratório, onde cada aluno explica aos visitantes o seu percurso na compreensão do aspeto particular da realidade que o moveu, e com uma sessão solene, onde os alunos que tiveram um percurso de excelência defendem os seus trabalhos perante um painel de cientistas convidados.

– “Concurso de Debates”: destinado aos alunos do Liceu e que pretende complementar a formação que estes alunos têm através das várias disciplinas. Procuram desenvolver-se as suas capacidades de expressão, através do treino para um discurso rigoroso, sofisticado, ponderado e atento, ao mesmo tempo que desenvolvem a capacidade de apresentação e argumentação sustentando validamente uma posição que tomam como sua.

Ao longo do concurso, grupos de três alunos orientados por Professores confrontam, perante toda a comunidade, a posição que lhes competiu defender, sendo avaliados por um júri externo que tem como critérios a lógica da argumentação, a postura e o trabalho de equipa.

Queremos que os nossos alunos encontrem a verdade. Por natureza, o debate formal introduz nos alunos o desejo de procurar a verdade na discussão de ideias, por vezes diversas ou mesmo antagónicas, dentro de uma relação de respeito por quem pensa de maneira diversa e, ao mesmo tempo, numa total abertura e liberdade.

Com a participação nos dois concursos, os alunos provam que a procura da verdade – de toda a verdade – acerca de qualquer assunto é útil não só como bagagem que levarão para a vida, enquanto método de razão, mas também como parte fundamental da sua formação enquanto homens e mulheres inteligentes e bons. Pela sua prestação os concorrentes têm elevado o nome do Colégio e a todos estamos agradecidos pelo seu esforço e empenho.