MENSAGEM DA REITORA

cst

O que é que faz do Ramalhão uma escola única?

Um lugar, um método, uma história, uma esperança.

A Quinta do Ramalhão é um lugar grande e bonito, cheio de espaços amplos e recantos tranquilos. Respira-se o ar da serra e vê-se ao longe o mar. Ter aulas do século XXI num palácio do século XVIII é uma experiência singular e fascinante.

Propomos um método de educar, assente na razão e na liberdade dos nossos alunos. Tudo concorre para que cada um tenha um percurso académico sólido, variado e aberto a um mundo em mudança. Convidamos os alunos a tornar experiência aquilo que lhes ensinamos, oferecendo  a nossa companhia adulta e partilhando o nosso caminho percorrido, a nossa vida.

Ramalhão é herdeiro de 70 anos de uma história educativa ímpar, conduzida pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, que continuam a viver nesta casa, que é sua, e a enriquecer o Colégio com a sua presença e o seu testemunho. Recebe também a vitalidade e a inovação do Colégio de S. Tomás com o qual partilha programas, materiais didáticos e formação de professores.

Encorajados pelas etapas já vencidas, damo-nos, diariamente,  para que o Ramalhão seja, cada vez mais, um lugar de busca da verdade, de experiência de liberdade e de amizade verdadeira. A fé cristã e a caridade milenar da Igreja Católica tornam alegre e intrépida a nossa esperança.

Madalena Fontoura