PRE-ESCOLAR

Esta é a primeira experiência das crianças com a escola, como tal trabalhamos diariamente para assegurar a extensão da segurança que a criança tem na relação familiar para a relação com a Educadora.

Entre os 3 e os 6 anos encorajamos os alunos à abertura, descoberta e conhecimento de tudo o que os rodeia, favorecendo a capacidade de olhar e de ouvir, procurando conduzir as crianças a uma vivacidade tranquila e ordenada, assente numa relação segura, afetiva e de confiança com a Educadora.

Missão Diária
Todo o tempo que as Educadoras e demais professores passam com as crianças é, por excelência, de valor educativo. A aquisição de uma confiança com os educadores, enquanto fonte de saber, ajuda as crianças a descobrir o mundo e a percecioná-lo através de experiências enriquecedoras e felizes. Todos os momentos estão marcados pela presença da Educadora, que tem um papel fundamental, na medida em que é através do exemplo da vida do adulto que se consubstancia a proposta de vida para a criança.

Missão Pedagógica
A Educadora titular tem como missão a condução das aprendizagens, seguindo os eixos principais do desenvolvimento do domínio da:

Língua Portuguesa
Através do aperfeiçoamento da oralidade nos seus aspetos de dicção, vocabulário, pertinência e correção frásica. Através do uso de histórias, diálogos, jogos de palavras de consciencialização fonética e de introdução à escrita e de exercícios de motricidade fina de grafismos e cópias.

Matemática
Recorrendo a muitas atividades de contagem, classificação e serialização – e da descoberta do mundo – recorrendo à exploração do meio ambiente dentro e fora do colégio.

Atividades Complementares: Inglês, Música, Artes Plásticas e Educação Física
São introduzidas gradualmente e enriquecem a experiência de aprendizagem das crianças, quer pelo seu conteúdo, quer pela relação com professores destas áreas que as vivem com paixão.