CURRÍCULO

Queremos que o tempo da escola seja para cada aluno uma verdadeira ocasião de desenvolvimento de conhecimentos e capacidades. Por isso, usamos conteúdos curriculares específicos, porque são eles a base com o qual os nossos alunos e professores lidam todos os dias e que possibilita o verdadeiro crescimento.

A aprendizagem da Língua Portuguesa é o principal instrumento de consciência de si próprio e do mundo. Através do estudo de obras literárias que ilustram a grande aventura cultural do Ocidente, os alunos desenvolvem o vocabulário e a articulação lógica de ideias e conceitos que os tornam capazes de compreender a realidade e os familiarizam com a beleza e a verdade descobertas e criadas pelos grandes autores.

O Ramalhão aposta na aprendizagem intensa do Inglês, preparando os alunos para os exames do Cambridge tendo como objectivo o First Certificate do Cambridge no 8º ano de escolaridade, e o Certificate of Advanced English ou o Profiecency no 11º.

Para complementar a formação em línguas estrangeiras, no Ramalhão aprende-se Alemão e Latim, do 5º ao 9º ano. Cada uma destas línguas tem um interesse intrínseco, como instrumentos de aprendizagem lógica e cultural. O Latim abre à compreensão semântica e gramatical da Língua Portuguesa e da civilização ocidental, e o Alemão é uma experiência de fronteira, dada a sua estranheza em relação à fonética portuguesa, e uma possibilidade de relação com a cultura ocidental nórdica.

A linguagem matemática é outra preocupação basilar: a Matemática traduz a realidade e permite o seu domínio com rigor e criatividade. O Ramalhão segue o GreatMath, método desenvolvido no colégio de S. Tomás, que acompanha as orientações curriculares oficias portuguesas e conduz os alunos no conhecimento e gosto pela matéria.

Nas Ciências, o Ramalhão insiste numa abordagem que permita aos alunos experimentarem o método científico. Os alunos são convidados a participarem em projetos, mobilizados na sua maioria para a Feira da Ciência, em que partem duma pergunta, verificam experimentalmente hipóteses de respostas e chegam à resposta final. As aulas são dadas em laboratórios, muitas vezes usando visitas de estudo ou observações pessoais em campo. Para facilitar o aprofundamento dos conteúdos e a experimentação, as cadeiras de Geografia, Ciências da Natureza e Físico-Química são dadas respetivamente no 7º, 8º e 9º anos, com uma carga letiva de uma hora diária.

A Arte é essencial ao desenvolvimento da personalidade, porque o coração do homem não vive sem beleza. Desde o Pré-escolar que o Ramalhão desenvolve um currículo próprio de Artes Plásticas, Música e Artes Dramáticas, capaz de proporcionar a cada aluno o treino da expressividade artística e o contacto com as grandes obras que educam o gosto e a sensibilidade.

Só conhecemos a realidade quando conhecemos o seu significado. No Ramalhão propomos a tradição católica como hipótese de sentido do homem e do mundo. Confrontados com esta hipótese, cada um dos alunos é convocado na sua razão, a compreender quem é e o que o rodeia e a verificar na sua vida o que corresponde às exigências do seu coração.
A educação é um encontro. No Ramalhão o currículo expressa-se numa experiência de aprendizagem vivida com professores que se oferecem como testemunhas daquilo que sabem.