MENSAGEM DA REITORA

Bem-vindos ao Colégio do Ramalhão!

Depois de mais de 70 anos de uma obra educativa de impacto inestimável na sociedade portuguesa, o Colégio de Ramalhão iniciou uma nova etapa, ao integrar a condução e o método educativos do Colégio de S. Tomás.

Estamos gratos pela confiança que depositaram em nós as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, que continuam a viver nesta casa, que é sua, e a enriquecer o Colégio com a sua presença e o seu testemunho.

Contámos com a presença de três Capelães, que dirigiram assembleias semanais com os alunos, sobre os mais variados temas. Assinalámos os momentos mais importantes de vida cristã com Missa, Confissões e gestos de Oração conjunta. Fomos juntos a Fátima. Houve 1ª Comunhão, Profissão de Fé e Crisma, com a preciosa ajuda das Irmãs na Catequese.

Tudo isto a par e uma intensa formação de professores, em colaboração com o Colégio de S. Tomás.

Convidamos as famílias do Colégio, e outras pessoas interessadas, para uma dinâmica de construção desta obra, que nos permita enriquecer os espaços, especialmente os desportivos, e alargar a nossa capacidade de acolhimento de alunos em circunstâncias mais difíceis. Propomo-nos, ainda, dialogar com a comunidade que vive em Sintra, abrindo o Ramalhão a iniciativas promotoras do bem comum.

Encorajados pelos passos já dados e com a alegria da esperança, damos, diariamente, a nossa vida para que o Ramalhão seja, cada vez mais, um lugar de busca da verdade, de experiência de liberdade e de amizade verdadeira.

Madalena Fontoura