LICEU

cst

A maturação das competências e dos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos anteriores têm especial destaque, respondendo à exigência crítica natural de alunos entre os 15 e os 18 anos, com uma proposta que integra um desafio à liberdade e à razão. O confronto com uma grande riqueza de conteúdos proporciona uma visão mais ampla e consolidada das grandes áreas do conhecimento humano, que permitem a comunicação entre os homens e a participação na cultura.
As convulsões próprias da idade não devem pôr em causa o diálogo aberto e real com os educadores, que permanecem como recurso e desafio ao aprofundamento dos primeiros passos de uma posição verdadeiramente crítica, isto é, de uma investigação sobre a verdade de cada proposta.

Missão Pedagógica
Pretendemos, através de um currículo generalizado, contribuir para a formação de Homens de ciência cultos, e de Homens de cultura com capacidade de cálculo. Propomos, por isso, um currículo mais vasto do que o comum nesta fase escolar:

Português, Matemática e Inglês – são o tronco de qualquer ensino pré-universitário de qualidade.

Biologia e Física – a vertente científica, que é fulcral na compreensão do mundo físico e do Homem.

História e a Filosofia – a matriz humanista que ordena o pensamento e a cultura.

Artes e Educação Física – matérias das quais não prescindimos, por serem expressão de uma disciplina e de um domínio de si fundamentais no desenvolvimento da pessoa, da sua imaginação e criatividade.

Religião – onde os alunos são desafiados quanto às grandes questões do destino, da vida e da existência, através de uma proposta cristã que se pretende transversal em todas as matérias.