ACONTECE

Colégio de São José - Ramalhão2 days ago
Dias de Verão com Harpa
Concertos no Ramalhão a não perder!
Colégio de São José - Ramalhão3 days ago
Academia de Taekwondo - Exame final de época 2016/2017
Songahm Martial Arts Academy
Aqui ficam alguns momentos do terceiro e último exame da época de 2016/17 das turmas Tigers e Kids no Colégio de São José - Ramalhão. Voltamos a agradecer a presença e a partilha de conhecimentos do Professor Pedro Reyes e do Professor Alberto Collie De Almeida neste evento da SMAA. ATA
Colégio de São José - Ramalhão5 days ago
No último dia da nossa viagem, fizemos um passeio pela floresta do Pena Aventura Park e o Padre João celebrou uma missa campal. Terminámos com uma Assembleia muito participada em que partilhámos uns com os outros aquilo em que crescemos durante estes dias. Que bela e rica experiência!
Colégio de São José - Ramalhão5 days ago
Dedicámos o 3.º Dia da nossa viagem à prática de atividades desportivas, em equipas, tais como: slide, arborismo, escalada, segway, trampolins e tiro com arco. Pudemos ainda experimentar uma belíssima montanha russa! Alguns dos adultos arriscaram um slide bastante ousado, o Fantastic Cable.
Ao serão cantámos, jogámos e fechámos o dia com a habitual síntese desenhada do Padre João Vergamota.
Colégio de São José - Ramalhão5 days ago
O 2.º da viagem foi passado na Barragem da Aguieira, onde realizámos vários jogos e com engenho e arte, cada equipa construiu uma jangada que fez flutuar nas águas do rio Mondego.
Sinopse:
Num recreio em obras, um grupo de alunos é surpreendido pelo plano invulgar de professores que os levam a ocuparem 60 minutos do seu tempo, de forma entusiasta e descontraída, na companhia de grandes obras literárias. Inesperadamente, os alunos verificam que textos com 1400 anos continuam a despertar interesse, como as Troianas de Eurípedes ou a Iíada de Homero.

Porquê “Abertos para obras”?
Fazer com que os jovens leiam é uma batalha dos nossos tempos.
Quando estamos seguros de que o programa literário é bom, de que os alunos têm capacidades para aprender e que os professores são pessoas preparadas e pensantes, onde estará o problema?
Este trabalho fala-nos daqueles que não querem cair na rotina. Fala-nos de professores, que perante a apatia dos alunos, não se conformam. Fala-nos de alunos, que um dia arriscam a aventura da leitura e são surpreendidos pelo encanto que a Literatura provoca nas mentes disponíveis à Grandeza e à Beleza. Fala-nos de um barco a navegar, rumo a um horizonte grande, sugestão de um dos momentos em cena, horizonte esse que é a descoberta do Conhecimento e do Outro.
Está também subjacente a questão da leitura, como um ato comunitário e a formação das comunidades de leitores que asseguram a cultura de um grupo e de um povo.

Textos e encenação: Isabel S. A., Leitura de excertos: Antígona de Sófocles, Ilíada, Homero, Crime e Castigo de Fiódor Dostoiévski, As Troianas, Eurípedes, A Divina Comédia, Dante Alighieri, O Hobbit, de JRR Tolkien, Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Camões, Poema do fecho éclair, António Gedeão.