SEGUNDO CICLO

Neste momento da vida dos alunos, o principal desafio é a consolidação e acompanhamento no esforço académico e na organização pessoal que o horário e a variedade de professores implica. Abrem-se os horizontes do conhecimento das várias matérias, acompanhando-se o aluno na descoberta da correspondência entre a multiplicidade dos seus talentos e a diversidade do real. E entre todos os membros da comunidade educativa, é cultivada uma estima e respeito exemplares, de maneira a que cada pessoa se sinta ajudada na resposta às suas dificuldades e encorajada no seu trabalho e no seu desenvolvimento pessoal. A paciência, o sentido de humor, a confiança recíproca e exigência devem ser uma tentativa renovada cada dia, por todos.

Missão Pedagógica
No 5º ano os alunos contam ainda com uma ajuda muito próxima de todos os professores e, em especial do Diretor de Turma, de forma a ganharem a autonomia e iniciativa no estudo, necessárias a uma boa aprendizagem.
No 6º ano, os novos hábitos devem ser já testados com uma supervisão mais subtil, que ajudará no crescimento autónomo dos alunos, preparando-os assim para a etapa seguinte, ainda mais exigente. Nesta fase, apostamos na perfeição dos trabalhos, em conteúdo e apresentação, com a delicadeza necessária a não esmagar a vivacidade e interesse natural que estes alunos conservam.